O que é Computação na Nuvem?

Posted By on Jun 13, 2015


O que é Computação na Nuvem?

 

Computação na nuvem (Cloud Computing) significa utilizar as mais variadas apliçações e serviços baseados em software por meio da internet. Refere-se ao uso de armazenamento de dados virtualmente, que pode ser acessado de qualquer lugar. É flexível e escalonável, ou seja, pode-se aumentar a quantidade de recursos somente quando necessário.

Há pouco tempo, era comum guardarmos arquivos em dispositivos de armazenamento de dados (pendrive, hd externo). Num ambiente corporativo, é comum um servidor de dados, onde os computadores cliente se conectam a este para buscar arquivos ou acessar softwares. Este modelo (servidor interno) tem mudado nos últimos anos. Isto porque, com a computação em nuvem e melhoria continua da velocidade de acesso a internet, muitas empresas já migraram e terceirizam a infra estrutura de servidores para a Cloud Computing, acessando os dados não mais apenas internamente na empresa, mas de qualquer lugar. Ainda, com o novo modelo, o custo é mais baixo referente a licenças.

Com a Cloud Computing, aplicativos e arquivos, entre outros, não ficam mais armazenados ou instalados no computador de sua escola. Tudo passa a fica disponível na nuvem ,ou seja, na internet.

Veja abaixo alguns benefícios da Cloud:

  • Na maioria dos casos, os usuários podem acessar a aplicação independentemente do sistema operacional ou equipamento;
  • O compartilhamento de informações e trabalho colaborativo tornam-se mais fáceis, pois todos acessam as informações no mesmo local;
  • Não há necessidade de preocupação com backups, pois geralmente são realizados pela empresa que oferece o serviço de Cloud;

O termo “Computação em Nuvem” é relativamente recente. Porém, existem empresas e serviços que trabalham com conceitos de Cloud Computing há um bom tempo. Serviços de email, como o GMail, discos virtuais, como o Dropbox e o OneDrive, sites de compartilhamento de fotos ou vídeos, como o Flick e o YouTube, são exemplos de empresas com serviços dentro do conceito de computação nas nuvens. O Noteflight, software de edição de partituras online, também. A característica comum a estes serviços é que não são executados no computador do usuário, mas sim no servidor do provedor do serviço.

Um exemplo do quanto o Cloud Computing é mais vantajoso para muitas empresas, e você pode aplicar em sua loja de instrumentos, é o E-Commerce, que ao longo do ano tem média x de acessos.  No final do ano, devido o Natal, o acesso ao site pode quadruplicar rapidamente. Perceba que a mesma estrutura de hospedagem de sua loja virtual pode não ser suficiente para suportar o aumento de acessos de uma hora para outra. Com a Cloud, é possível redimensionar conforme a demanda, ou seja, nos meses de menos procura, contrata-se estrutura mais enxuta. Em datas comemorativas, com o grande aumento de vendas, o Cloud possui a capacidade de ser escalonável, elástico, aumentado sua disponibilidade de acordo com o uso, gerando economia para as empresas.

NoTom50