Facebook e Privavidade

Posted By on Apr 13, 2015


Facebook e privacidade 

Num mundo com tanta tecnologia e aplicativos, a sede por experimentar um pouco de tudo é muito grande. Porém, é importante avaliar certos riscos, antes de utilizar algum serviço ou instalar algum aplicativo aparentemente inofensivo em seu computador ou celular. O problema na verdade não é a tecnologia, mas a má intenção de alguns.

O jornal britânico The Guardian publicou recentemente que o Facebook rastreia a todos, mesmo aqueles que não possuem conta na rede social.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Direito e TIC (ICRI) e do departamento Computer Security and Industrial Cryptography (COSIC). Segundo os pesquisadores, o Facebook rastreia os computadores dos usuários, sem seu consentimento, estando conectado ou não a rede social, mesmo que não tenha conta na rede social, com o objetivo de direcionar publicidade.

De que forma? Através dos plugins sociais, como o “Like”, presente em mais de 13 milhões de sites, e pelos cookies (pequenos arquivos que são gravados no navegador quando acessamos algum site). Uma das formas de rastreamento é através dos plugins instalados nos sites. Mesmo sem ser usuário da rede social, os especialistas afirmam que é possível capturar informações importantes do internauta, como sites mais visitados, gerando relatórios de gostos e costumes, com o objetivo de direcionar publicidade.

Talvez poucos tenham lido as “letras miúdas” dos contratos de serviços de aplicativos, emails e redes sociais. Veja um pequeno trecho da política de uso da rede social, dados de 2015:

“Nós coletamos informações quando você visita ou usa sites de terceiros e aplicativos que utilizam os nossos serviços.Isso inclui informações sobre os sites e aplicativos que você visita, bem como informações do desenvolvedor ou o editor do aplicativo”.

Ou seja, por não termos o costume de ler as políticas de uso dos serviço web, concordamos em reduzir nossa privacidade.

Fica a dica: antes de instalar um app (aplicativo) em seu computador ou dispositivo móvel, sempre verifique a fonte. Habilitar todo tipo de rastreamento (de localização, perfil, etc), que é comum ser solicitado na instalação de alguns aplicativos, dependendo do caso, pode ser arriscado. Reforço que o problema não é a tecnologia, mas sim a falta de atenção do usuário, que tende a clicar rapidamente em botões “Concordo”. O uso consciente da tecnologia trás inúmeros benefícios, que sem dúvida facilita nossa vida em diversos quesitos.

NoTom49

NoTom49B