Como implantar Cursos Online (Parte 2)

Posted By on Jan 12, 2015


Como implantar Cursos Online (Parte 2)

Abordaremos nesta edição os três pilares fundamentais para o sucesso de um projeto de Educação a Distância (EAD): Gestão, Tecnologia e Conteúdo.

Gestão

A gestão é realizada por profissional que exerce papel fundamental, tendo responsabilidade pelo sucesso do projeto. É ele que vai gerenciar todo o processo que envolve várias etapas, como por exemplo: viabilidade do projeto, planejamento, implantação, lançamento e manutenção. Além destas, é ainda papel do gestor: definir e acompanhar a estratégia que será utilizada, definir equipe, apresentar resultados, definir público alvo, comunicação interna e externa, metodologia que será utilizada, fornecedores, tecnologias, capacitação da equipe e conteúdo dos cursos. É importante enfatizar que o gestor precisa ter alguma experiência em projetos de EAD, com conhecimentos em tecnologia, educação e gerenciamento de projetos (recomendo ver boas práticas do PMBOK – Project Management Body of Knowledge) e deve evitar tarefas operacionais, que podem ser realizados por pessoas da equipe e pelas empresas terceirizadas, para atuar como um líder no projeto, dividindo e delegando as tarefas.

 

Tecnologia

 

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm sido uma das alternativas mais procuradas pelas empresas. Como suporte ao ensino presencial ou totalmente online, escolas do ensino médio e faculdades têm utilizado tecnologias interativas, inteligência artificial, entre outras, tornando o processo de ensino aprendizagem muito mais motivador do que a forma tradicional (lousa e giz). Para as empresas, o e-learning corporativo tem sido uma ótima alternativa no constante desafio de capacitar seus colaboradores. Assim, a tecnologia é uma parte primordial para a educação à distância. Na etapa de planejamento, é necessário verificar qual tecnologia a escola irá utilizar para a realização dos cursos. No quesito tecnologia, o gerenciamento de riscos deve ter atenção especial. É importante contar com empresa com experiência e que ofereça a estrutura necessária para manter seu projeto. Cursos com áudio é vídeo, conferência online, chats, tecnologias interativas, entre outros, devem ser analisados na fase de projeto, pois impactam diretamente no oferecimento do serviço (velocidade de acesso, servidores, etc).  Ou seja, a tecnologia é o meio pela qual vai se transmitir o conhecimento. É o alicerce de toda estrutura da escola online.

 

Conteúdo

O conteúdo do curso é um dos pilares mais importantes do projeto. Assim como em um treinamento presencial, nos cursos a distância é necessário conteúdo de qualidade, que pode ser elaborado pela própria escola, ou ainda, por um conteudista (profissional terceirizado) para o desenvolvimento de todo o material.

Com relação ao conteúdo, é necessário que seja avaliado por um especialista em EAD, para verificar se a linguagem está adequada e se estimula a aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. É preciso perceber que, diferente de um curso presencial, o professor não estará ao lado do aluno nos momentos de estudo na plataforma, sendo necessário uma intencionalidade pedagógica bem definida no escopo do projeto.

 

NoTom47