Dicas para tirar o melhor proveito de aplicativos para celular

Posted By on Aug 12, 2014


Dicas para tirar o melhor proveito de aplicativos para celular

 

Dos antigos “tijolos” aos mais modernos, temos à disposição uma quantidade enorme de modelos de celulares, aparelho indispensável para comunicação no mundo atual. Para ele, centenas de aplicativos são lançados todo mês, tornando seu uso ainda mais interessante e claro, a curiosidade em testá-los, principalmente se forem gratuitos. Realizar compras e transações bancárias são atividades cada vez mais simples de serem realizadas através de Mobile Banking. Porém, quando lidamos com tecnologia que envolve dados pessoais e informações bancárias, é necessário se precaver. Como reduzir riscos ao utilizar Mobile Banking e aplicativos diversos no celular, smartphone ou tablet?

A Norton, conhecida empresa desenvolvedora de software antivírus,  recentemente identificou que certos aplicativos não são identificados como malware (software malicioso), mas possuem riscos à privacidade ou apresentam comportamentos invasivos ao coletar informações pessoais, comerciais, contatos, localidade, entre outros. Tal constatação deve ser levada a sério pelos usuários, pois suas informações nas mãos de pessoas mal intencionadas, podem gerar transtornos.

Para nossa sorte, existem procedimentos simples que aumentam a segurança no uso dos dispositivos móveis e ajudam a manter suas informações financeiras e privadas em segurança.

  • Instalação e uso de aplicativo: NUNCA instale um aplicativo sem pesquisar antes sobre a empresa desenvolvedora e se possível, conversar com alguns usuários do App (abreviatura de Application) . Pago ou gratuito, é necessário gerenciar o risco. Pesquise antes. A mesma dica vale para programas que instala no computador. Posso comparar a instalação e uso de um programa desconhecido como convidar um estranho para entrar em sua casa. O primeiro é ainda mais perigoso, pois pode atuar sem que você perceba.
  • Login de acesso: Realmente não existe nenhuma razão para armazenar agência, número de conta e senha, a não ser que queira correr tal risco. Salvar login de acesso, senha de emails e redes sociais pode facilitar para malfeitores no roubo de suas informações.
  • WhatsApp: “Me adiciona no Whats?” é uma frase cada vez mais comum. O aplicativo é realmente fantástico. Dados recentes apontam que o App tem mais de 430 milhões de usuários. Mas, você não precisa transformá-lo em um arquivo de sua vida, um diário. Curiosos e mal intencionados podem se aproveitar disso. Apagar conversas e fotos é algo simples. O App SnapChat vem conquistando pouco a pouco o mercado justamente por sumir com as imagens após dez segundos. Quem viu, viu. Quem não viu, não vê mais. Simples e mais seguro neste quesito.
  • Bloqueie o smartphone: Defina uma senha de acesso. Se perder o celular ou cair em mãos erradas, verá o quanto foi útil definir uma.
  • Evite Wi-Fi público: são vuneráveis não apenas para dispositivos móveis, mas para qualquer tipo de equipamento que esteja conectado transmitindo dados pela rede. Acessar sites, tudo bem. Mas se for utilizar cartão de crédito ou ter que acessar bankline, evite.

NoTom45