Tirar o pendrive sem segurança estraga o equipamento?

Posted By on Mar 6, 2014


Centenas de livros, músicas, filmes, partituras e cifras, materiais para as aulas, , enfim, temos em nosso computador um verdadeiro mundo de informações que não queremos (nem podemos) perdê-las. Fazer backup (cópia de segurança) diária ou no mínimo semanal é um processo básico de gerenciamento de risco. Se fossemos converter todos os arquivos que temos virtualmente em objeto físico, seria difícil armazenar tudo em um cômodo. Os pequenos dispositivos de armazenamento de dados, tais como pendrives e hds externos são nossa “estante virtual”, onde guardamos de tudo, geralmente organizado em pastas. É fácil perceber que tais equipamentos foram criados para substituir as formas clássicas de organização de arquivos e documentos, transformando tudo em bytes . Porém, é necessário alguns cuidados no uso destes dispositivos.

Provavelmente muitos já ouviram falar que tirar pendrive ou hd externo sem remoção pode danificar o equipamento. Outros desconhecem o assunto.  Alguns dizem que não tem problema algum em retirar o acessório sem segurança ou ainda, que remover sem cuidado das portas USB traseiras não tem problemas. A questão é, pode estragar ou não?

A resposta é sim. A explicação é simples. O seu hd ou pendrive pode queimar caso não seja removido com cuidado, pois o dispositivo USB utiliza energia elétrica para ser identificado e lido pelo seu computador. Desta forma, numa remoção brusca, sem interromper a transmissão de dados e energia, pode queimar o acessório ou ainda, danificar alguns arquivos.

Para evitar tal situação desagradável, o ideal é seguir os passos recomendados. Ou seja, antes de remover o pendrive de uma unidade, clique no ícone “USB” na barra de tarefas, ao lado do relógio do Windows. Em seguida, clique no drive e depois, em “Remover/Ejetar Hardware com Segurança”.

E para o computador, tem algum risco?

Sim. Apesar de pequeno, existe o risco de danificar a porta USB. Mas a probabilidade de danificar o HD externo, pendrive ou arquivos é muito maior. Tanto o equipamento, quanto os arquivos correm risco de serem corrompidos a cada retirada brusca do computador.

Para tranquilizar um pouco, com a evolução da tecnologia, os equipamentos mais recentes gerenciam melhor esta questão, minimizando os riscos de perca de dados. Mas claro, não é necessário pagar pra ver. Fica a dica.

Matéria publicada na revista No Tom ed. 41.

NoTom41_PenDrive