Arrumando a casa: Dicas pra alinhar tecnologia com sua escola em 2014

Posted By on Mar 6, 2014


Em pleno século XXI, onde temos a disposição diversas ferramentas tecnológicas, ficamos confusos sobre o que utilizar ou por onde começar. Fiz abaixo uma lista de itens importantes para iniciar bem o ano, alinhando tecnologia da informação com as estratégias de seu negócio.

  1. Faça uma revisão de seus computadores. Desinstale programas desnecessários, exclua arquivos temporários, passe antivírus. Se necessário, formate o computador. O que importa é deixar tudo pronto para quando os alunos voltarem;
  2. Sobre antivírus, recomendo que compre uma licença. Existem alguns muito bons no mercado. Se você usa versão free, saiba que eles protegem parcialmente apenas vírus mais antigos. Até porque não tem lógica aquele que usa versão gratuita ter os mesmos benefícios de quem paga. Não dá pra proteger o computador de sua empresa, que é ferramenta fundamental em seu trabalho, de forma “mais ou menos”, concorda?
  • Crie um procedimento de backup (cópia de segurança dos arquivos) diário ou semanal.
  • Reveja suas estratégias de marketing digital. Alinhar redes sociais, mala direta, web site, youtube, blog, entre outros, é fundamental.
  • Sobre Facebook e outras redes sociais, use de forma profissional. Se necessário, crie uma conta exclusiva para sua escola e divulgue eventos, promoções, dicas, etc.
  • Já sobre o web site, se não tiver, contrate uma empresa para ter um. É a imagem de seu negócio e deixar com qualquer um pode ser melhor não ter mesmo. Se já tiver, atualize! Imagine você empolgado para estudar música, entra no site da escola e ele tem cara de 2000, notícias de 2000…? Pega mal. Outra coisa: não confunda rede social com site institucional. Cada um tem seu objetivo.
  • Pesquise sobre o Google Adwords. É uma ferramenta do Google que otimiza a busca por seu site através de palavras-chave, para que o aluno encontre mais facilmente sua escola na busca, atraindo mais interessados para seu site, fomentando novas matrículas.
  • Otimize a administração da sua escola. Planilhas ajudam, mas podem existir outras ferramentas para facilitar seu trabalho. Assim terá mais tempo para outros projetos de sua empresa.
  • Pesquise por softwares e equipamentos que podem ajudar na aula. Encantar seu cliente é o importa. Música é o objetivo da aula e não tecnologia, mas acredito que já deve ter percebido que muitos alunos não suportam mais aulas no modelo clássico “lousa e giz”. Teste outras maneiras para manter o interesse e fidelizar o aluno.

 

 

Muita saúde e sucesso em 2014!

Matéria publicada na Revista No Tom ed. 42

NoTom42_Dicas_2014