A necessidade de TI nas escolas de música

Posted By on Mar 6, 2014


Se um provedor de internet ficasse fora do ar por um dia, quais impactos causaria aos seus usuários, fornecedores e clientes, quais os prejuízos?

Vivemos num mundo digital e conectado, a qual ficarmos sem internet por algumas horas é algo cada vez menos tolerável. A grande rede de computadores (internet) é um serviço de grande necessidade e importância em nosso cotidiano, seja para comunicação, entretenimento ou negócios.

Em um mundo globalizado, onde as empresas competem cada vez mais por uma fatia do mercado, alinhar suas estratégias de negócios com as Tecnologias da Informação (TI) é fundamental. Seja através de lojas virtuais (E-Commerce), programas de gerenciamento administrativo, planilhas eletrônicas ou aulas online, temos hoje diversas ferramentas à disposição que podem nos ajudar no crescimento da escola.

As escolas de música e demais empresas do setor musical também necessitam de soluções de CRM, ERP, BI, produtos de colaboração e maior eficiência na comunicação ou qualquer outra ferramenta tecnológica, metodologia ou boas práticas que possibilitem a mesma produtividade e eficiência de uma organização de médio e grande porte. Os custos para implantação de tais ferramentas, até pouco tempo eram altos e inviáveis para empresas de pequeno porte. Num cenário de economia favorável e popularidade da informática, o custo total para implantação de soluções em software são cada vez menores.

Para as escolas de música, a incorporação de recursos tecnológicos pode ser um diferencial na oferta de serviços para seus clientes, mantendo assim padrões de competitividade com empresas maiores. Ainda, em curto prazo pode ser determinante na sua sobrevivência.

Nos dias atuais, onde surgem novos modelos empresariais e de processos de negócios, é essencial o uso da tecnologia para criar empresas competitivas, possibilitando o fornecimento de produtos e serviços úteis aos seus clientes. Do ponto de vista empresarial, a popularização da internet, a globalização e nova Era do Conhecimento, têm contribuído para mudanças profundas no mundo corporativo, que deve a todo tempo estar atento com a dinâmica do mundo atual.

 

Pessoas, Processos e Tecnologia

 

A adoção de qualquer ferramenta tecnológica para qualquer empresa de qualquer porte só é realizada com sucesso se estiver atento a 3 pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia.

Pessoas: Toda a equipe de sua empresa. Se elas não estiverem engajadas no processo de uso das novas ferramentas, haverá falha na implantação.

Processos: É a forma como é realizada uma operação, seguindo normas preestabelecidas. Uma empresa que não tem seus Processos bem definidos improvisa o tempo todo, dando margem ao erro e fracasso.

Tecnologia: Neste contexto, são ferramentas computacionais de apoio e suporte a área educacional e administrativa, com o objetivo de atender a necessidades de seus alunos e sua escola. Como exemplo, podemos citar teclados, multi efeitos e softwares. Da mesma forma, se não estiver bem alinhado com Pessoas e Processos, o investimento em Tecnologia não trará resultados satisfatórios. A estratégia de implantação deve sempre englobar toda a empresa.

Matéria publicada na Revista No Tom ed. 40.

NoTom40_Necessidade-TI