Utilizando os Tablets no trabalho

Posted By on Aug 30, 2013


Atualmente temos a nossa disposição diversos softwares e equipamentos que podem ajudar ou atrapalhar nossas tarefas diárias. Ainda, existe o fato de que muitas vezes tentamos resolver problemas de hoje com ferramentas do passado. Continuar nos negócios amanhã, desta forma, poderá ser difícil. É preciso se atualizar sempre, buscar ferramentas, pessoas e conhecimento necessário para otimizar os processos e manter-se no mercado. Foi pensando nisso que nesta edição vamos falar um pouco sobre os tablets, um equipamento que pode ser uma ferramenta muito valiosa no seu cotidiano.

Os tablets devem causar impactos nos negócios em curto prazo pelo menos de duas formas: do ponto de vista do cliente, as escolas precisam analisar como seus alunos utilizam este equipamento, pesquisando e criando aplicativos, desenvolvendo atividades, inserindo o equipamento em aulas quando perceber que o público possui interesse nesta tecnologia. A segunda está relacionada em como os funcionários usarão estas ferramentas para tornar o trabalho melhor e mais produtivo.

Diariamente, reuniões e apresentações de negócios podem ser mais bem aproveitadas se tivermos a nossa disposição ferramentas adequadas. É bem mais fácil organizar suas anotações, ler revistas e livros (por exemplo, não dá pra levar no avião dezenas de livros e revistas para se preparar para uma palestra ou reunião) e responder emails se usarmos o programa e equipamento mais adequado para a situação. Vamos a uma lista de aplicativos para IPAD que vale a pena testar.

  • SimpleMind: Para aqueles que usam mapas mentais para organizar as informações, é um ótimo aplicativo e com ótima usabilidade. Por exemplo, você pode criar mapas mentais de assuntos a ser tratados com sua equipe, matéria de aula, lista de compras, entre outros.
  • Flipboard: com este aplicativo gratuito você cria uma revista eletrônica personalizada em Page Flip, onde poderá relacionar os temas que deseja acompanhar. Muito útil. Experimente também o ZITE.
  • Mini Negócio: Pequeno sistema para controle de vendas. Simples e fácil de usar.
  • Bamboo Paper: faça anotações, rascunhos e desenhos como num flipchart. Se você é daqueles que gosta de fazer anotações com diagramas e esboços, com certeza gostará do programa.
  • Evernote: O aplicativo é muito bom para rascunhos, lembretes, reuniões, brainstorms, registro de apresentações, entre outros. Grava áudio, registra foto, envia para o email ou compartilha nas redes sociais.
  • Skype: a versão para IPAD é muito boa. Não pode faltar no seu tablet.
  • Itunes: Já vem instalado. Com ele, você pode encontrar facilmente PodCasts com assuntos de seu interesse, vídeos, música, livros, etc.

Pra finalizar, gostaria de compartilhar com vocês um email enviado pelo diretor Lúcio, da Piano Music Escola de Música, um relato de que a tecnologia, quando aliada com gestão competente, otimiza os processos administrativos da empresa.

“Bom, gostaria de deixar registrado que hoje (23/10/2012) recebi aqui na PIANO MUSIC,
uma consultora do SEBRAE para uma assessoria interna da escola. Ao falar
que a escola já usa um sistema de matrícula (Sistema ACORDE), que me apresenta relatórios e
estatística de matriculas, controle de pagamentos, entre outros, fez vários
elogios e parabenizou mesmo. Até mesmo dispensou o sistema padrão do Sebrae para
controle financeiro (palavras da consultora). Fiquei orgulhoso em saber que
estou a vários passos na frente no mercado, segundo a consultora.”

35_Tablets