O que é Tecnologia Educacional?

Posted By on Aug 31, 2013


É a aplicação de recursos tecnológicos com objetivo do desenvolvimento educacional, facilitando o acesso a informação e ao aprendizado. Muitas instituições tem adotado este recurso no desenvolvimento pedagógico, como unidades escolares, centros de treinamento e ambientes corporativos.

Nesta matéria vamos conhecer 4 importantes tópicos deste assunto: Softwares Educacionais, Jogos Educativos, Dispositivos de Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacional.

Softwares educacionais: São programas criados a partir de alguma linguagem de programação. Durante muito tempo foi utilizada a versão Desktop (instalada no computador). Atualmente um software educacional instalado em computador está se tornando obsoleto, pois tudo deve estar na nuvem (internet) em pouco tempo.

Jogos Educacionais: Também são criados utilizando alguma linguagem de programação. A diferença é que possui cenários, personagens e enredo, cujo objetivo é cumprir determinadas tarefas para passar de fase, obter pontuação, etc. Seymour Papert (MIT), em seu livro “A máquina das crianças” (1993), escreveu: No mundo inteiro, as crianças assumiram um apaixonante e duradouro caso de amor com os computadores, utilizando-os de modo tão variado quanto suas atividades. Comentou também que precisamos proporcionar aulas tão atraentes quanto um jogo de vídeo game. Logo, porque não utilizá-los a favor da educação?

Sistema Operacional com conteúdo educacional: Podemos citar o Linux Educacional, Sistema Operacional Livre (gratuito) com centenas de aplicativos voltados para a aprendizagem.

Dispositivos de interação com usuário: Lousas digitais e Tablets são os mais utilizados nesta categoria. Existem aplicações com Kinect (equipamento conhecido dos que gostam de vídeo game, como o XBox), onde o usuário interage no mundo virtual com movimentos reais, construindo o conhecimento a partir da interação com os objetos de aprendizagem.

Tablets na educação

Num dia destes, conversando com um diretor de uma escola de música, comentou que tem percebido o crescente número de alunos que aparecem com tablets em sua na escola. Seja pra ouvir música, guardar suas partituras e cifras pra aula, metrônomo digital, tirar fotos (isso mesmo, temos visto cada vez menos pessoas com máquinas fotográficas) entre outros, tal equipamento tem sido cada vez mais utilizado. Na Exame de Junho/2013, aparece nota de que Tablets dominam 28% da venda de produtos de informática. Em contrapartida, computadores de mesa vem teve queda de 10% no período. Isto é um indicador de que em pouco tempo, teremos menos computadores em casa, ficando seu uso cada vez mais restrito a servidores ou aplicações de grande processamento. O notebook pouco a pouco dará vez aos Tablets, por ser mais fáceis de transportar, com processamento cada vez mais rápido e aplicações de uso cada vez mais úteis no nosso cotidiano.

E você, o que tem pensado sobre o assunto? Precisamos nos inquietar cada vez mais e pesquisarmos aplicações destes novos dispositivos nas aulas. As vivências e práticas em grupo são indispensáveis no processo pedagógico e social. Porém, não podemos descartar as possibilidades educacionais das novas tecnologias no ensino da música.

O que é Tecnologia Educacional? foi publicada na Revista No Tom Ed. 39.