Educação à Distância – Minha Escola está preparada?

Posted By on Aug 31, 2013


Atualmente é muito comum as pessoas falarem sobre Educação a Distância (EAD). A imagem que muitas vezes vem à cabeça é de um professor de um lado do computador, o aluno em outro, solidão e falta de interação, entre outras críticas. Desta forma, como se dá o aprendizado? É produtivo? Vale a pena? Aula via Skype é EAD?

Dificuldades de deslocamento, trânsito, distância, transporte cheio e indisponibilidade de vagas para estacionar são alguns problemas comuns das grandes cidades. Pensar em soluções para a situação acima pode significar a sobrevivência de muitas empresas em médio prazo, pois as pessoas buscam cada vez mais por qualidade de vida, horário flexível ou ainda, estudar nas horas que mais lhes convêm. A EAD possibilita levar o conhecimento a qualquer lugar. É a escola indo até a casa do aluno. Porém, não é tão simples. É necessário conhecer as boas práticas aplicadas nesta modalidade para implementação de um projeto de sucesso.

Por ser uma modalidade relativamente nova, os cursos na modalidade EAD são alvo de preconceitos daqueles que não a conhecem, até porque existem de fato empresas que vendem “apostila online para download” e chamam de Curso Online. Para um bom curso nesta modalidade, assim como no presencial, é necessário um projeto que abranja tópicos básicos, como planejamento, análise de estratégias para aprendizagem mediada por computador, público-alvo, design instrucional, equipe multidisciplinar e recursos didáticos (mídias , jogos, testes, vídeos) são quesitos importantes.

Para as escolas e professores que desejam trabalhar com a modalidade, é importante buscar formação específica, pois um curso online de qualidade vai muito além de apenas disponibilizar material para download ou se conectar ao Skype. É necessário treinar a equipe de professores para trabalhar com a modalidade. Existe metodologia específica no aspecto educacional para E-Learning Educacional e Corporativo. Negligenciar tais quesitos não contribui para a formação dos alunos ou dos colaboradores da empresa.

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), os cursos com alta tecnologia tem atraído muitos alunos, pois diversos estímulos podem otimizar o processo de ensino aprendizagem, como animações, vídeos, áudio, entre outros .  A tecnologia utilizada para um curso online é fundamental, mas não podemos nos esquecer de que o foco principal é o aluno e o professor, que são a base para uma implantação de sucesso em qualquer instituição.

Os avanços da tecnologia possibilitam hoje cursos online com ambientes virtuais de aprendizagem sofisticados, muitas vezes mais interessantes do que muitos cursos presenciais. Em sala de aula, muitas vezes o professor tenta esboçar na lousa um desenho que, com animação criada para o computador, levam o aluno a melhor compreensão e visualização do assunto abordado. As tecnologias interativas proporcionam ao aluno (ou coladorador, se pensarmos no ambiente empresarial) a possibilidade de experimentar possibilidades e estímulos diversos no curso, clicando, assistindo, ouvindo, enfim, são muitas possibilidades de recursos, proporcionando maior compreensão dos assuntos estudados.

A educação a distância não é novidade. Possui mais de 100 anos. As primeiras experiências foram realizadas pela Alemanha e Estados Unidos, onde matérias de ensino faziam parte de alguns jornais. Em seguida, passou pela fase do curso por correspondência, transmissões radiofônicas, vídeo aula, cd-rom, disquete, telecurso e vídeo conferência. Tinha curso de tudo o que se pode imaginar (e claro, de música também). Segundo a ABED, a EAD chegou no Brasil por volta de 1960, através do rádio e material impresso. Alguns cursos eram realizados exclusivamente por apostilas e fitas, modelo muito utilizado pelo Instituto Universal Brasileiro e Instituto Monitor, com mais de 70 anos de atuação e 5 milhões de alunos atendidos.

Esta modalidade de ensino não veio para substituir nem concorrer com o presencial, mas sim ser mais uma opção para que as pessoas possam estudar, utilizando a tecnologia para o que ela faz de melhor, que é facilitar a vida das pessoas. Sempre existirão aqueles que fazem questão do presencial, mas a cada dia aumenta o número de pessoas que se interessam por estudar online. Se preparar e oferecer esta opção para seus alunos pode dar um rumo positivo aos seus negócios.

37_EAD_escolapreparada