Educação a distância, educação para todos

Posted By on Mar 3, 2013


Hoje em dia é muito comum as pessoas falarem sobre Educação a Distância (EAD). A imagem que muitas vezes vem à cabeça é de um professor de um lado do computador, o aluno em outro, solidão e falta de interação, entre outras críticas. Desta forma, como se dá o aprendizado? É produtivo, vale a pena?

Da mesma forma, existem aqueles que acham que é novidade, onde o que vale é ter tecnologia de ponta para oferecer cursos na modalidade.

Na verdade, a educação a distância possui mais de 100 anos. Acredita-se que as primeiras experiências foram realizadas pela Alemanha e Estados Unidos, onde matérias de ensino faziam parte de alguns jornais. Em seguida, passou pela fase do curso por correspondência, transmissões radiofônicas, vídeo aula, cd-rom, disquete, telecurso e vídeo conferência. Segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), a EAD chegou no Brasil por volta de 1960, através do rádio e material impresso. Alguns cursos eram realizados exclusivamente por apostilas e fitas, modelo muito utilizado pelo Instituto Universal Brasileiro/Instituto Monitor, com mais de 70 anos de atuação e 5 milhões de alunos atendidos.

Esta modalidade de ensino não veio para substituir nem concorrer com o presencial, mas sim ser mais uma opção para que as pessoas possam se capacitar. Na modalidade à distância, muito diferente do que se imagina, é fundamental que o aluno tenha autonomia e dedicação no estudo, pois neste processo ele é o principal responsável pela sua aprendizagem.

A educação a distância proporciona maior flexibilidade de tempo e espaço para o estudo. O aluno pode estudar onde e quando desejar (no curso presencial você precisa estar na escola em determinado horário). No Curso a Distância é o aluno quem decide o melhor horário e momento. A EAD aproxima o conhecimento das pessoas, principalmente para aquelas que moram em locais mais afastados. É a escola indo até a casa do aluno.

Por ser uma modalidade relativamente nova, os cursos na modalidade EAD são alvo de preconceitos daqueles que não a conhecem, até porque existem de fato empresas que vendem “apostila online para download” e chamam de Curso à Distância. Para um bom curso online,  assim  como no presencial, é necessário: planejamento, análise de estratégias para aprendizagem mediada por computador, análisede público-alvo (idade, perfil cultural e socioeconômico, interesses), design instrucional, metodologias pedagógicas e recursos didáticos (mídias , jogos, testes, vídeos) são quesitos importantes para uma implementação de sucesso nesta modalidade.

A EAD não é apenas utilizada no meio educacional. Atualmente o E-Learning Corporativo (treinamento para empresas) é cada vez mais comum nas estratégias das áreas de Recursos Humanos, sendo utilizado para treinamento contínuo de seus colaboradores, qualificação e certificação, diminuindo custos com viagens e facilitando a base de conhecimento da empresa.

Os avanços da tecnologia possibilitam hoje cursos online com ambientes virtuais de aprendizagem sofisticados, muitas vezes mais interessantes do que muitos cursos presenciais. Em sala de aula, muitas vezes o professor tenta esboçar na lousa um desenho que, com animação criada para o computador,  levam o aluno a melhor compreensão e visualização do assunto abordado. As tecnologias interativas proporcionam ao aluno (ou coladorador, se pensarmos no ambiente empresarial) a possibilidade de experimentar possibilidades no curso, clicar, arrastar, assistir, enfim, são muitas possibilidades de estímulos e recursos, proporcionando maior compreensão dos assuntos estudados.

Cada vez mais temos visto grupos musicais ensaiando e compondo utilizando conferência e recursos de VOIP. Eventos, reuniões e aulas através de conferência são cada vez mais comuns. Claro que uma boa conexão e recursos de áudio e vídeo são fundamentais, devido aos atrasos que podem ocorrer no envio de dados (som e vídeo), prejudicando o evento. Mas esta é uma preocupação que tende a sumir, pois os computadores são cada vez mais velozes e a conexão com a internet é otimizada constantemente.