Marketing Digital – Apareça e cresça

Posted By on May 22, 2012


Marketing Digital – Apareça e cresça

 

Quando ferramentas como YouTube, Twitter e Facebook (segundo o Ibope,  mais de 30 milhões de usuários só no Brasil) foram criadas, ninguém podia imaginar, nem seus criadores, que estas ferramentas mudariam as relações pessoais e comerciais no mundo todo. Usuários utilizam as redes sociais para postar fotos e mensagens de conteúdo diverso. O poder das opiniões das pessoas nas redes sociais sobre produtos e serviços pode representar o sucesso ou até a falência de um produto ou marca.

Empresas das mais diversas áreas de atuação criam páginas e perfil nas redes sociais, com o objetivo de promover lançamentos, eventos ou pelo menos, marcar presença. Além de ter um perfil, é preciso monitorar e acompanhar as opiniões sobre seus produtos e serviços. Os clientes estão nas redes sociais falando de seus costumes, interesses e empresas, informações importantes para análise de perfil e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Logo, é melhor estar lá também. Ficar de fora é perder uma grande oportunidade de interagir com seu consumidor.

Ter perfil nas redes sociais é importante, mas outras ações em conjunto podem ajudar a aumentar a captação de novos clientes. Ter um site bem projetado para os robôs dos mecanismos de busca através de técnicas de SEO e SEM, Usabilidade, Acessibilidade e Arquitetura da Informação, criar aplicativos ou site compatível com os aparelhos mobile, ter uma loja virtual , Analytics para acompanhamento de métricas e acessos são quesitos fundamentais para quem deseja obter sucesso no mundo online. Hoje, ter um site ruim é “queimar o filme” da empresa e não ter é perder diversas possibilidades de novos negócios e parcerias. Ainda, nenhuma loja pode se dar ao luxo de não oferecer e-commerce, sob pena de perder os consumidores que querem comprar do conforto de suas casas.

Vamos a um exemplo prático do poder das redes sociais: você vai ao centro comercial e procura por uma loja de instrumentos musicais com o objetivo de comprar um violão. É claro que você vai passar na frente de várias e entrar em algumas, onde o atendimento não será nem ruim nem bom, apenas o esperado. Porém, em uma delas é bem atendido e ainda ganha capa e palheta na compra do instrumento. O vendedor aproveita e oferece desconto na compra de uma caixa amplificada (não foi à toa que ele comprou nesta loja).

Voltando pra casa, encontra alguns amigos em frente a sua porta. Seus amigos, vendo você contente e com sacola da loja W, perguntam o porquê de tanto entusiasmo. Logo você diz que acabou de comprar um super violão e caixa amplificada com efeitos pirotécnicos, além de ter pago mais barato, ganhou capa e palhetas. Com certeza, seus amigos que também tem algum interesse em música, perguntarão onde fica a loja. Você naturalmente passa o endereço, nome da loja e vendedor.

Bom, agora pense: você tem aproximadamente 200 seguidores no Twitter e 300 amigos no Facebook. Todo feliz, vai e posta que comprou violão na loja W e que está contente por isso. Observe que acima você comentou com alguns poucos amigos sobre o feito. Ao postar no Facebook, 300 amigos irão ler sua mensagem. Destes 300, talvez 10 estejam precisando de um instrumento, irão a loja W, farão compras e se ficarem felizes, poderão compartilhar com seus outros 300 amigos, ampliando a divulgação de forma exponencial.

Entendeu a força disso para seu negócio? Sejam aulas de música ou venda de instrumentos, seu público-alvo está nas redes sociais. O poder das redes sociais para o seu negócio é fundamental. Crie campanhas e promoções, busque alunos e venda seus produtos, não mostrando que só quer vender, mas sim mostrando os benefícios de estar adquirindo um produto ou serviço com sua empresa. Solicite depoimentos de experiências positivas com seu produto ou serviço através das redes sociais. Estudos mostram que gostamos de comprar de empresas recomendadas por amigos. Explore isso a seu favor.

  • Matéria escrita por Alan Cardoso publicada para a Revista Folha Sinfônica – Ed. 52

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>