Use a Web 2.0 e todo seu potencial

Posted By on Dec 13, 2011


Fonte: Matéria publicada na Revista No Tom nº 29 escrita por Alan Cardoso

O termo surgiu em 2003 e foi definido por Tim O’Reilly. Antes, a Web tinha característica apenas comercial. A Web 2.0 tem como principal característica a interação e compartilhamento de informações, onde o internauta não é apenas consumidor de informação, mas sim criador.

Sendo assim, as ferramentas da Web 2.0 possuem esta característica: Compartilhar. Não é à toa o sucesso de Orkut, Facebook ou YouTube, ferramentas que caracterizam bem a Web 2.0. As pessoas querem participar, compartilhar, contribuir, transformar.  Como diria Michael Wesch (Universidade de Kansas), “Web 2.0… The Machine is Us/ing Us”, ou seja, a Web somos nós!”

Vamos a alguns exemplos de serviços da Web 2.0:

  • Office Online: Google Docs e Planilhas (similares a Word e Excel), Zoho, Aprex e Think Free são bons exemplos de ferramentas online, onde é possível trabalhar em projetos em grupo. Crie documentos e compartilhar com sua equipe e alunos.
  • Email com chat: Observe que atualmente boa parte dos serviços de email possuem, além do tradicional envio de mensagens, chats e vídeos, onde a comunicação é mais interativa. Utilize estes recursos para melhorar a comunicação com sua equipe e clientes.
  • Compartilhamento de arquivos: Para compartilhar arquivos com seus alunos você poderá utilizar 4shared, Megaupload, RapidShare ou Slideshare, este para criar apresentações.
  • RSS e leitores de feeds: permitem que o internauta selecione as fontes de notícias e informações que deseja ler, passando então a recebê-las automaticamente. Importante ter em seu site.
  • Notícias: Digg, Via6 e Reddit são importantes ferramentas para escrever notícias sobre sua escola.
  • Imagens: O Flickr é o mais conhecido e utilizado para compartilhamento de fotos. Quer divulgar fotos de sua escola ou eventos? Use o Flickr!
  • Edição de Fotos: Picnik, Splashup e Pixenate são ótimas ferramentas para editar fotos.
  • Rádio online: Com o Grooveshark você pode criar sua lista favorita, além de gerar código para integrar a rádio em seu site. Já o Last.fm, com base em seu gosto pessoal, recomenda músicas e artistas.
  • Criação de Música: Um serviço muito interessante é o Jamstudio.com, onde você pode criar loops de playbacks para suas aulas.
  • Social bookmarking: é importante manter controle e organizar sua lista de sites favoritos.  É possível criar lista e compartilhar com seus alunos e professores. O del.icio.us é o líder neste quesito: além de organizar os links que você mais gosta, é possível compartilhar as suas escolhas;
  • Mapas Mentais: são utilizados para organizar informações, sendo importante para aulas, brainstorming, reuniões, entre outros. FreeMind, MIndMeinster e DropMind podem auxiliar nestas tarefas;

A internet está repleta de ferramentas interessantes para otimizar a divulgação da sua escola ou para tornar a aula mais interessante. Aproveite a Web 2.0!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>