Novas Tecnologias aplicadas a Educação Musical

Posted By on Jul 12, 2011


Novas tecnologias aplicadas na Educação Musical

(Matéria Publicada na Revista No Tom nº 27 – Coluna Tecnologia)

Por Alan Cardoso

No setor educacional, o uso de tecnologia tem sido cada vez mais freqüente. A cada dia surgem novas tendências e precisamos estar sempre antenados.

Existem ferramentas computacionais que proporcionam formas diferentes de contato com a prática musical. O uso de sintetizadores, editores de partituras e ambientes virtuais são algumas ferramentas utilizadas dentro deste contexto, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem.

Educação Musical à Distância

Vivemos num mundo dinâmico e como tal, estudar de forma tradicional (apenas na sala de aula) não é mais a única possibilidade. Com isso, a EAD – Educação à Distância – vem conquistando mercado e apresentando novas perspectivas.

Esta modalidade de ensino baseia-se na utilização de tecnologias da informação e comunicação. Com o crescimento da internet, as plataformas e ferramentas utilizadas nos cursos online são cada vez mais dinâmicas, proporcionando experiências ricas de aprendizagem.

No meio musical já existem diversos projetos sendo desenvolvidos, como o “The Virtual School of Music” – http://www.thevirtualschoolofmusic.com . O MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a OCW (OpenCourseWare) – www.ocw.mit.edu – promovem a educação e compartilhamento de conhecimento com mais de 2000 cursos. Você poderá estudar Análise Musical, Compondo com Computadores, entre muitos outros.

A Berklee Music – www.berkleemusic.com – conta atualmente com mais de 130 cursos. Pense em como deve ser interessante estudar Composição com estudantes de outros estados e países e melhor, sem sair de casa. O enriquecimento cultural sem dúvidas é imenso.

No Brasil, a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) – www.uab.ufscar.br – oferece curso de graduação em música à distância. Em agosto de 2010 fomos convidados para participar da V Semana da Música, para compartilhar experiências e projetos com plataformas online aplicadas à educação e pudemos verificar a importância de parcerias como a da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e UFSCAR, proporcionado formação de qualidade a estudantes que moram em cidades distantes.

As Escolas de Música possuem uma grande importância neste cenário.
O uso da tecnologia nas aulas pode auxiliar professores e alunos no desempenho prático e teórico dos estudos musicais. Fazer exercícios num AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – muitas vezes pode ser mais atraente do que no livro, pois as animações, áudio, vídeo e feedback automático informando a nota que o aluno obteve na atividade, podem proporcionar exemplos mais claros de uma lição do que apenas ler o livro. Para as escolas de música, uma plataforma online pode ser utilizada como outra unidade escolar, oferecendo curso totalmente online ou para complemento de aula presencial, sendo um grande diferencial no mercado. Economia com material, espaço físico e equipe são alguns benefícios da Educação à Distância, além de conquistar alunos sem limites de distância.

Link da Matéria: http://escolasdemusica.com.br/nt_on.asp?ed=27&index=25

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>