Utilizando o Moodle para a construção do conhecimento matemático

Posted By on Nov 10, 2010


Este texto tem como objetivo apresentar recursos desenvolvidos para o Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), ferramentas estas que podem ser utilizadas em aulas de matemática à distância, cursos presenciais e semi-presenciais.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas como estratégia para melhorar a aprendizagem dos alunos. Tais ferramentas acopladas a um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como o Moodle, podem resultar em situações de aprendizagem muito instigantes e interativas, isto porque o AVA citado dispõe de diversos módulos e ferramentas para tal fim.

As ferramentas abordadas podem ser utilizadas com estudantes à partir do ensino fundamental.

Moodle

O Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento de cursos, também conhecido como SGC. Foi desenvolvido por Martin Dougiamas para auxiliar e criar cursos online. O sistema possui diversos módulos e filtros que podem ser utilizados para a criação de tarefas e atividades. Entre elas, as mais utilizadas são: fóruns, chats, wiki, base de dados e glossários. Outras ferramentas auxiliares são desenvolvidas por pesquisadores e programadores no mundo inteiro. Algumas destas ferramentas criadas para o ensino da matemática iremos analisar de forma breve.

MathChat

É um módulo criado para o Moodle pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências da UFRJ. Possibilita a inserção de fórmulas e gráficos durante a comunicação entre participantes no chat. Pode ser utilizado em atividades síncronas com os alunos de ensino médio.

HeyMath

Desenvolvido pela Universidade de Cambridge, o HeyMath é uma biblioteca de pequenos arquivos em flash com diversas lições interativas sobre vários conceitos de matemática, como a trigonometria, cálculo, geometria e álgebra. Para ser acoplado, o requisito é ter o Moodle 1.7 ou superior.

O HeyMath possui diversos tipos de atividades, podendo ser utilizados em aulas de Física e Matemática para alunos do ensino fundamental e médio.

Tex Filter

O Filtro Tex (ou Látex) converte marcações inseridas em diversos módulos do Moodle, como por exemplo fóruns, questões, glossários, entre outros. A marcação Tex utiliza caracteres como $, $$, [tex], [\tex], <tex>, <\tex>. As notações são convertidas em gif. É um módulo instalado por padrão no Moodle. Neste caso, a utilização é recomendada para alunos do ensino médio e superior.

Algebra Notation

Semelhante ao Filtro Tex, esta ferramenta converte códigos algébricos em imagens gif. De forma análoga, os códigos podem ser inseridos em diversas partes do Moodle. O delimitador do filtro é @@.

Pelo seu tipo de notação e conhecimento matemático necessário, é uma ótima ferramenta para trabalhar com alunos do ensino médio e superior.

Conclusão

No presente trabalho foram analisadas com brevidade alguns módulos desenvolvidos para a plataforma Moodle. O uso de tais objetos podem ser realizados em aulas de álgebra, cálculo, entre outros, com público-alvo que varia do fundamental (HeyMath) até o nível e superior. O aprofundamento da utilização de tais ferramentas e suas possibilidades de aplicação em sala de aula ou em um curso à distância demandam uma pesquisa aprofundada, motivando a continuidade deste trabalho.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>