Winplot – Tecnologia aplicada para o ensino da matemática

Posted By on Dec 22, 2009


WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita diversas funções matemáticas.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc. A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas. Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.

Vale lembrar que você deve digitar as funções com a abreviação correta, como (2x cos(Pi))/5, por exemplo. Caso tenha alguma dificuldade, a opção de Ajuda aparece em todas as janelas do programa, com explicações e definições que certamente esclarecerão as suas dúvidas. Programas como o Microsoft Math ou o DeadLine realizam estes cálculos matemáticos também, mas estão no idioma inglês ou disponíveis para teste. Nesse caso, o WinPlot além de totalmente gratuito encontra-se no nosso idioma, facilitando a utilização do programa.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>