Ângulos? para que servem?

Posted By on Dec 22, 2007


angulosEstou lendo uma coleção muito interessante de Imenez, Jakubo e Lellis e um dos livros desta coleção chama-se Ângulos. Vocês sabem para que servem?

Por exemplo, para você que anda de skate ou já praticou este esporte (como eu), um 360° é uma volta completa que você faz com o carrinho.É apenas um exemplo de ângulo para os praticantes. Flip 180°, KickFlip 360°…

Curiosidades: você sabe qual o melhor ângulo para que um canhão arremesse o mais longe possível seu projétil? E para os atletas de salto à distância, além da velocidade, é claro, qual o melhor ângulo que ele deve saltar para obter o melhor salto?

Para ambas as perguntas é 45°. É o ângulo de alcance máximo!

A mesma coisa acontece com a mangueira quando queremos aguar as plantas e estamos distantes. Para os atletas que fazem lançamento de dardo também.

Você sabia que a iluminação em um palco também depende dos ângulos? Se não for calculado corretamente, as luzes iluminarão além do palco ou menos que ele.

Quer mais alguns exemplos? O ângulo de inclinação do aerofólio dianteiro e traseiro de um carro de Fórmula-1, se não for ajustado corretamente, pode fazer com que o carro voe, ou ainda, fazer com sua velocidade fique prejudicada, seu desempenho nas curvas, etc.

E o ângulo de visão? Perceba que quando um objeto se afasta de você parece que o mesmo diminui de tamanho. Isto acontece porque o ângulo de visão também diminui.

O nosso ângulo máximo de visão é igual a 180°. E o da coruja é de apenas 50°. Porém, ela pode girar seu pescoço em 540°! (Nem pense em tentar fazer isso).

Os ângulos são importantes também no futebol, na sombra (ângulo grande, sombra pequena, ângulo pequeno, sombra grande), nos planos de vôo, nas construções…

Uma boa dica para aprender um pouco sobre ângulos é utilizar o software SuperLogo. Trata-se de uma versão da linguagem Logo, desenvolvida pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da América. No Brasil, foi traduzida para a língua portuguesa pelo Núcleo de Informática Educativa (NIED) da Universidade de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. É um programa que além de auxiliar na aprendizagem de ângulos, pode ser muito útil para aprender Geometria.

Bom pessoal, por hoje é só.
Um abraço!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>